Vem recapitular alguns dos assuntos mais importantes que foram e vão ainda ser dados nas aulas de H.G.P. Deixa comentários e sugestões e diverte-te com estas aprendizagens...
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6º ANO
Aqui ficam “MAIS” sugestões de sites que podes consultar durante o ano e que, como já estás habituado, estão ligados aos conteúdos que encontras no teu manual de HGP. Agora que já estás no 6º ano tudo parece mais fácil!!!! Vá …. Não percas tempo, navega….
 
TEMA C
1. Império e Monarquia Absoluta no Século XVIII

http://www.ribatejo.com/hp/index.html
História de Portugal – geral
http://www.geocities.com/atoleiros/
História de Portugal – geral
http://www.geocities.com/Athens/Atrium/2046/aqueduto.html
Aqueduto das Águas Livres
http://museudaagua.epal.pt/museudaagua/index.htm
Museu da Água
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/azulejos/
A arte do azulejo em Portugal

2. Lisboa Pombalina
http://www.ribatejo.com/hp/index.html
História de Portugal – geral
http://www.geocities.com/atoleiros/
História de Portugal – geral
http://www.instituto-camoes.pt/revista/revista15s.htm
Cronologia da vida do Marquês de Pombal

3. 1820 e o Liberalismo
http://www.ribatejo.com/hp/index.html
História de Portugal – geral
http://www.geocities.com/atoleiros/
História de Portugal – geral
http://zeroum.no.sapo.pt/1820_liberalismo/Objectivos.htm
Actividades sobre as Invasões Francesas, a Revolução Liberal de 1820 e o Liberalismo
http://www.redemuseusloures.com/rml/r_inve_5.html
Linhas de Torres
http://www.redemuseusloures.com/rml/r_inve3.html
A imprensa portuguesa e as Invasões Francesas
http://www.napoleon-series.org/military/virtual/c_rolica.html
http://www.napoleon-series.org/military/virtual/c_vimeiro.html
http://www.napoleon-series.org/military/virtual/c_coa.html
http://www.napoleon-series.org/military/virtual/almeida/c_almeida.html
http://www.napoleon-series.org/military/virtual/c_sabugal.html
http://www.napoleon-series.org/military/virtual/c_freineda.html
http://www.napoleon-series.org/military/virtual/c_freineda1.html
Invasões francesas (páginas em inglês)

4. Portugal na Segunda Metade do Século XIX

http://www.ribatejo.com/hp/index.html
História de Portugal – geral
http://www.geocities.com/atoleiros/
História de Portugal – geral
http://zeroum.no.sapo.pt/Portugal_sec_XIX/sb8_Portugalsecxix_principal1.htm
Actividades sobre Portugal no século XIX
http://www.historia-energia.com/
História da produção e distribuição de electricidade
http://telefonia.no.sapo.pt/
História da rádio em Portugal
http://www.museusportugal.org/default.asp
Site com listagem de museus em Portugal
http://www.ipmuseus.pt/
Instituto Português de Museus
http://www.ippar.pt/pls/dippar/ippar_home
Instituto Português do Património Arquitectónico
 
TEMA D
1.A Queda da Monarquia e a 1.ª República
http://www.ribatejo.com/hp/index.html
História de Portugal – geral
http://www.geocities.com/atoleiros/
História de Portugal – geral
http://zeroum.no.sapo.pt/Republica/sb9_Republica_principal1.htm
Actividades sobre a queda da Monarquia e a 1.ª República
http://historiaaberta.com.sapo.pt/lib/doc003.htm
O UIltimato inglês
http://historiaaberta.com.sapo.pt/lib/doc012.htm
O regicídio visto por D. Manuel II
 
2. O Estado Novo
http://www.ribatejo.com/hp/index.html
História de Portugal – geral
http://www.geocities.com/atoleiros/
História de Portugal – geral
http://www.humbertodelgado.pt/
Fundação Humberto Delgado


3. O 25 de Abril de 1974 e o Regime Democrático
http://www.ribatejo.com/hp/index.html
História de Portugal – geral
http://www.geocities.com/atoleiros/
História de Portugal – geral
http://www.uc.pt/cd25a/
Centro de Documentação 25 de Abril
http://www.citi.pt/cultura/default.asp
Site sobre cultura portuguesa
http://www.facm.pt/mpm_museu.html
Fundação Cupertino de Miranda – Museu do Papel Moeda
http://www.presidenciarepublica.pt/pt/main.html
Presidência da República
http://www.parlamento.pt/
Assembleia da República
 
 
4. Portugal nos Dias de Hoje – Sociedade e Geografia Humana
http://www.ine.pt
Instituto Nacional de Estatística
http://imigrantes.no.sapo.pt/index.html
Imigração em Portugal
http://portugal.veraki.pt/
Informação histórica e geográfica sobre Portugal
http://www.aprendereuropa.pt/
A União Europeia para alunos e professores
http://www.cijdelors.pt/
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
http://www.unicef.pt/
Comité da UNICEF em Portugal
http://www.cplp.org/
Site da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portugues

 

"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve  música, quem não encontra graça em si mesmo…"


Pablo Neruda

............................

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Ana Márcia

Sábado, 18 de Junho de 2011
Salazar e o Estado Novo
  •  Salazar e o Estado Novo

     António Oliveira Salazar

     



    Consulta este sitee refere que facto mais te impressionou na vida deste estadista português.
     
     
     

     

    As obras públicas

     

    A reorganização das finanças públicas permitiu ao país acumular reservas de dinheiro.

    Entre 1939 e 1945 deu-se a 2ª Guerra Mundial em que Portugal não participou. Esta neutralidade permitiu a Portugal aumentar as exportações para os países em guerra, o que aumentou as reservas em ouro do Banco de Portugal.

     

     

    Parte dessas reservas foram aplicadas em obras públicas:

     estradas e pontes (entre estas a ponte sobre o Tejo);

     edifícios públicos: tribunais, quartéis, estações de correios,...;

     escolas primárias, liceus e universidades;

     barragens hidroeléctricas;

     hospitais.

     

     

    Esta política de obras públicas facilitou o crescimento do turismo e de grandes indústrias. No entanto não foi suficiente para que Portugal recuperasse do atraso em que se encontrava.

    Nas zonas rurais, sobretudo, mantinha-se o desemprego e as más condições de vida que levaram milhares de portugueses a emigrar.

     

     

    Em 1928 Óscar Carmona, indicado pelos militares como único candidato, foi eleito Presidente da República. Para ministro das Finanças foi convidado um professor da Universidade de Coimbra, António de Oliveira Salazar.

    Salazar reorganizou as finanças públicasaumentou os impostos e reduziu as despesas com saúde, educação e salários dos funcionários públicos.

    Em 1932, Salazar foi nomeado chefe do Governo, cargo que ocupou durante 36 anos (até 1968). Foi aprovada uma nova Constituição - a Constituição de 1933 - que instituiu 4 órgãos de soberania: Presidente da República, Assembleia Nacional, Governo e Tribunais.

    A nova Constituição pôs fim à ditadura militar e deu início a um novo regime - o Estado Novo - que durou 40 anos (1933-1974). Neste regime o poder estava concentrado nas mãos do chefe do Governo.

      

    As Restrições às Liberdades

    Salazar controlava todos os ministérios e governava de forma autoritária e absoluta, em "ditadura".

     

    O Partido Único

    Culpando os partidos e os sindicatos pela instabilidade da 1ª República, Salazar proibiu a formação de partidos políticos. Só a União Nacional (criada em 1931) podia intervir - era um regime de partido único.

    Foi também proibido o direito à greve que, quando se davam, eram reprimidas violentamente.

     

    A censura

    Também não havia liberdade de expressão. Uma comissão de censura prévia "cortava" o que não deveria ser divulgado em livros, filmes, jornais, teatro e outros espectáculos, como forma de impedir qualquer crítica ao Estado Novo.

     

    A Censura
     

    Indica de que modo o Estado Novo limitava a liberdade de expressão dos cidadãos portugueses.

     A polícia política

    Em 1936 foi criada uma polícia política (veio a chamar-se PIDE: Polícia Internacional e de Defesa do Estado). Tinha informadores secretos e a sua função era perseguir, prender e torturar todos os que se opusessem ao Governo, especialmente os militantes e simpatizantes do Partido Comunista Português (clandestino). Os presos políticos eram encarcerados em Caxias, Peniche ou Tarrafal (Cabo Verde).

     

    Ao serviço do regime estava também a Legião Portuguesa, organização armada, e a Mocidade Portuguesa, organização juvenil a que pertenciam obrigatoriamente os jovens entre os 7 e os 14 anos.

     

    A propaganda ao regime

    O apoio ao regime era ainda conseguido através de um poderoso sistema de propaganda:

     no ensino utilizavam-se livros únicos obrigatórios onde se elogiava Salazar e a sua política;

     na Mocidade Portuguesa promovia-se o culto da obediência ao regime e do dever militar;

     na imprensa e nos cartazes mentalizava-se a população para as vantagens do Estado Novo e escondia-se tudo o que o prejudicava.

     

    A lição de Salazar

     
    Para assinalar os dez anos de governo de Salazar, é editada, em 1938, uma série de sete cartazes intitulada “A Lição de Salazar”, distribuída por todas as escolas primárias do país. Estes cartazes faziam parte de uma estratégia de inculcação de valores por parte do Estado Novo, destinando-se a glorificar a obra feita até então pelo ditador, desde o campo económico-financeiro às obras públicas. Durante muitos anos, estes cartazes didácticos foram utilizados como forma de transmitir uma ideia central: a superioridade de um Estado forte e autoritário sobre os regimes demoliberais.

    Consulta este site, escolhe um dos cartazes da Lição de Salazar e explica o seu significado.

     

    Salazar? D.Afonso Henriques?????

     
    Olá!
    Nós vamos falar um pouco de Salazar! Esperamos que gostem e comentem muito, aqui vai:

    Em 1928 o professor Oliveira Salazar começou a fazer parte do governo, como ministro das finanças.
    Salazar só aceitou o cargo quando lhe foi garantido que ficava a fiscalizar as despesas de todos os ministérios. Ele conseguiu fazer com que o País saísse da grave situação financeira em que estava!!
     
     

    Por que razão Salazar aparece vestido como D.Afonso Henriques?

     


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publicado por ana às 20:54
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